O PNC na ES Martins Sarmento
O PNC na ES Martins Sarmento - Guimarães

fruição cinematográfica, formação de professores e workshops

A ES Martins Sarmento está já há alguns anos integrada no projeto do PNC, e tem vindo a ampliar progressivamente o âmbito do seu plano de atividades, proporcionando aos alunos iniciativas, quer na área da formação de públicos e fruição cinematográfica, quer na vertente da experiência do cinema. Para ficarmos a conhecer melhor a diversidade de dinâmicas deste projeto, partilhamos na íntegra o texto gentilmente enviado pelo Dr. Carlos Félix (coordenador da equipa PNC a nível de escola):

 

ES Martins Sarmento
Imagens: Escola Secundária Martins Sarmento. Equipa PNC ESMS. 2021.

«A equipa do PNC da Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, é constituída por quatro docentes: Raquel Silva, José Faria, Jorge Faria e Carlos Félix. Gostam do PNC e divertem-se, com os alunos, a fazer coisas à volta da 7.ª Arte.  Em modo escorreito, elencam-se algumas atividades recentes:

  1. Visualização, em sala de aula escurecida, de curtas-metragens (recomendadas na plataforma online do PNC); visualização de curtas em locais específicos da escola na recente comemoração dos 130 anos do “Liceu”;
     
  2. Visualização de duas longas-metragens e uma curta, no âmbito do dispositivo "O Cinema está à tua espera." Os alunos que se deslocaram ao Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães assistiram, gratuitamente, em sessão da noite, aos filmes: "A Herdade", de Tiago Guedes (2019); Sobre Tudo Sobre Nada (2018), de Dídio Pestana; "Tio Tomás - A Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa (2019).
    Esta iniciativa foi possível através do protocolo celebrado com o Cineclube de Guimarães.
    Os professores envolvidos na visualização dos filmes, comentaram-nos, em sala de aula, de acordo com conteúdos programáticos das disciplinas, da componente curricular cidadania e desenvolvimento e dos objetivos do PNC. Os filmes foram centrais para a construção (e desconstrução) de conhecimento. Com a equipa do PNC da ESMS, os filmes não são pretexto, não são ferramentas para se complementar algo que venha das disciplinas e afins, os filmes são a fonte de onde brota inspiração para a criação (escrever guiões, desenhar story-boards, filmar, editar) e para reflexão crítica fundamentada sobre assuntos transversais a todas as áreas do saber e da ação. Os filmes são estruturantes. A imagem e a imagem em movimento são outro modo de ler o mundo.
    Foi por isso que, não descurando a análise teórica e didático-pedagógica dos filmes, a equipa decidiu colocar os seus esforços em dois vetores: fazer formação e filmar.
  3. Os docentes frequentaram a ação de formação “Vamos ao Cinema – análise fílmica”, ministrada pelo Doutor Hugo Barreira (Universidade do Porto), patrocinada pelo Centro de Formação Martins Sarmento, após acordo com a coordenação do PNC nacional.

     

    ES Martins Sarmento
    Imagens: Escola Secundária Martins Sarmento. Equipa PNC ESMS. 2021.

     

  4. Através de Fundo Social Europeu conseguiram-se verbas que permitiram à equipa trabalhar, com os alunos, aspetos técnico-práticos na criação de filmes de animação. Finalizámos: a) workshop de animação, na Casa Museu de Vilar, em Lousada, com o mago Abi Feijó (que deleitou os presentes com uma visita guiada sobre pré-cinema e cinema). Dali saiu uma curta de animação: https://vimeo.com/371354514 (PNC, Instituto do Cinema e Audiovisual, Casa Museu de Vilar, ESMS); b) workshop de construção de artefactos óticos, com o CLIA-ANILUPA, e criação de curta de animação  http://www.esmsarmento.pt/noticias_det.php?id=495 (fotografias e curta Experiências de Animação) numa parceria com Clubes Ciência Viva na Escola.

  5. Abriu-se o “III concurso de curtas por smartphone” (até 1 min.) ligando os temas em concurso com a componente curricular Cidadania e Desenvolvimento e a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, a qual se harmoniza como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), concurso que sofreu muitos condicionamentos causados pela pandemia covid19. http://www.esmsarmento.pt/categoria.php?cat=351.

  6. Alunos do ensino profissional participaram em workshop de animação na ESMS, organizado por docentes de Multimédia e Desenho A, para concretizar o guião de curta, com a sua sonorização incluída.

  7. Docentes de Multimédia, da equipa do PNC, integraram curtas-metragens (do PNC) na lecionação do módulo de som no curso profissional de Multimédia (1.º ano).

  8. As iniciativas da equipa e alunos do PNC são divulgadas na página eletrónica http://www.esmsarmento.pt/index.php da escola e em redes sociais (Facebook e Instagram), com o apoio do Gabinete de Imagem da escola.
    A Diretora da escola escreveu um artigo para o Diário do Minho, sobre a adesão, pela escola, ao PNC.

  9. Alunos envolvidos nas actividades do PNC escreveram, coletivamente, um artigo para o jornal da escola, “O Pregão” (n.º 22, ed. Abril 2020, pp. 54 e 55), mostrando, na sua livre opinião, a mais-valia que tem sido participar nas atividades do PNC na escola (http://www.esmsarmento.pt/downloads_det.php?id=66). 

  10. A turma 11.º AV1 foi visitar os estúdios da RTP em V. N. Gaia. A visita guiada foi muito proveitosa. Os alunos puderam perceber dinâmicas de profissões ligadas ao audiovisual que poderão fazer parte do seu futuro. Assistiram e participaram, ao vivo, ao programa Praça da Alegria, com J. Gabriel e Sónia Araújo. Entre muitos acontecimentos, ouviram um diálogo entre um famoso ator de novelas brasileiro e o Sr. Televisão, Júlio Isidro.

  11. Alguns alunos, participantes nas atividades do PNC, finalizaram a sonorização de uma curta de animação (stop motion), no âmbito de conteúdos curriculares da disciplina de Desenho A e em confluência com o PNC da ESMS: https://youtu.be/zW3CZxQmgwc

 

ES Martins Sarmento
Imagens: Escola Secundária Martins Sarmento. Visita à Casa Museu de Vilar. Equipa PNC ESMS. 2021.

A pandemia interrompeu dois workshops programados (candidatura ao POCH, em parceria com o Clube Ciência Viva da escola) no âmbito da fotografia digital/analógica, a filmagem e a edição vídeo.

No próximo ano letivo retomaremos a nossa intervenção, cientes dos condicionalismos que a pandemia provoca, mas não deixando de acreditar no potencial transformador, inclusivo e potenciador do sucesso escolar e educativo que as atividades do PNC da escola têm conseguido concretizar.»
 

O PNC agradece a colaboração à Direção da Escola, à equipa do PNC a nível de escola, e, em particular, a partilha feita pelo professor Carlos Félix.