foto
ES de Barcelinhos | Cinema como Experiência Transformadora

Cinema como Experiência Transformadora

 

Sob a coordenação do professor Fernando Almeida, a Escola Secundária de Barcelinhos desenvolveu um programa diversificado que levou o cinema até aos seus alunos, tanto no histórico Theatro Gil Vicente como na própria escola.

 

Encontros com o Cinema Internacional

A 14 de maio, 122 alunos do 10.º e 11.º anos descobriram "Um Iaque na sala de aula", de Pawo Choyning Dorji, uma obra filmada numa longínqua povoação entre o Butão e o Tibete. Este filme proporcionou uma reflexão sobre a simplicidade da vida e a valorização das emoções, ilustrando como "encontramos o que procuramos no lugar que menos esperamos".

Oito dias depois, a 22 de maio, foram os alunos do 7.º e 8.º anos (135 participantes) que viveram uma experiência intensa com "Recreio", de Laura Wandel. Este filme belga abordou a temática do bullying através da perspetiva de dois irmãos, apresentando o espaço escolar como "um mundo dentro deste mundo onde habitamos". O impacto emocional foi evidente nas reações dos alunos durante e após a sessão.

 

foto

Mais informação: https://www.instagram.com/esbarcelinhos/p/DJ_oU_bNzl8/ 

 

Diálogo sobre Cinema Nacional

A 5 de junho, a biblioteca da escola acolheu uma sessão especial com José L. Peixoto (argumentista e antigo aluno da escola) e Pedro M. Afonso (realizador e editor), que dinamizaram a sessão "Mas afinal, faz-se Cinema em Portugal?" para 61 alunos do 10.º ano. Este encontro explorou formas de descobrir filmes e séries para além dos algoritmos, explicou o funcionamento da indústria audiovisual portuguesa e demonstrou como as escolhas do espectador podem fazer a diferença. A sessão incluiu a exibição de curtas-metragens dos próprios convidados, gerando questões muito interessantes por parte dos jovens participantes.

Mais informação: https://www.instagram.com/esbarcelinhos/p/DK1XEpktC84/