foto
Cinema como Ponte Comunitária - EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas - Madeira

A escola madeirense, coordenada pela professora Luísa Vieira, desenvolveu um programa excecional que utilizou o cinema como ferramenta de aproximação à comunidade e de exploração de temas educativos diversos.

 

Ciclo Babel - Diversidade Linguística e Cultural

Em fevereiro de 2025, foi desenvolvido o "Ciclo Babel" com 58 alunos e 5 docentes, explorando a diversidade de línguas e culturas através de filmes de animação. Foram projetados "MA VIE DE COURGETTE" (francês), "GEDO SENKI" (japonês) e "THE ADVENTURES OF TINTIN" (inglês), demonstrando diferentes técnicas de animação enquanto abordavam temas sociais relevantes como proteção de menores e desenvolvimento sustentável.

 

Aproximação à Comunidade Sénior

A 31 de janeiro, a escola promoveu uma iniciativa única comemorando o Dia da Saudade, com a projeção de "O Retratista da Madeira" (2014) para 21 idosos do Centro de Dia Casa São José. Esta atividade permitiu a troca de experiências entre gerações, com os idosos a reconhecerem costumes e tradições retratados no filme, que regista de forma nostálgica a vida madeirense do final do séc. XIX e início do séc. XX.

 

Cinema e Matemática

A 14 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Matemática com uma abordagem cinematográfica inovadora, envolvendo 380 alunos e 16 docentes. Foi projetado "A Sala de Professores" para alunos mais velhos, abordando problemas sociais e disciplinares, enquanto os mais novos assistiram a "Matemática pra que Tempo" e "O Rapaz que Tinha Zero a Matemática", demonstrando a importância da matemática no quotidiano.

 

Encerramento com Asterix

O "II Encontro com a Sétima Arte" (6 de junho) encerrou o ano letivo com 220 alunos e 14 docentes a assistirem a excertos dos filmes de Asterix, proporcionando doses de humor gaulês enquanto exploravam temas de História, cultura e identidade europeia no período do Império Romano.

 

Prevenção e Proteção

Durante abril, mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, foram desenvolvidas várias iniciativas: uma sessão com 14 crianças da Casa São José com "MA VIE DE COURGETTE", abordando temas de proteção e amizade; e o "Ciclo de Curtas" com 150 alunos, utilizando "Coisas de Pássaros" para promover valores de cooperação, empatia e respeito pelos direitos da criança.