cartaz
9 a 13 dezembro | Cinema na Semana dos Direitos Humanos
9 a 13 de dezembro

 

Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.
Esta efeméride, a que o Plano Nacional de Cinema se associa, honra o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 10 de dezembro de 1948, com o objetivo de promover a paz e a preservação dos direitos da humanidade, após os conflitos que vitimaram milhões de pessoas durante a 2.ª Guerra Mundial.

 

 

Valorizando a forma como o cinema tem abordado problemas de direitos humanos, o PNC propõe às escolas o visionamento de três obras cinematográficas muito particulares, que se focam precisamente na luta pela conquista dos direitos humanos, em diferentes dimensões. Nesta proposta figuram duas obras de cinema português, Lugar em Parte Nenhuma, de 2016, de Bárbara de Oliveira e João Rodrigues (Melhor Curta de Estudantes Portuguesa, Festival Monstra, 2017) e Gesto, 2011, de António Borges Correia (Prémio na categoria “Media” da II Gala da Inclusão (2011), Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria - IPL). Se o racismo é o problema central abordado em Lugar em Parte Nenhuma, um filme que pode visto a partir do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Gesto, a inclusão das comunidades surdas é o tema principal. O filme está classificado para maiores de 12 anos.  

Propõe-se ainda o visionamento de uma longa-metragem de animação internacional, largamente premiada: Flee - A Fuga, 2021, de Jonas Poher Rasmussen, um filme que recebeu vários prémios internacionais e que relata a história extraordinária de Amin,  um refugiado do Afeganistão. O filme está classificado para maiores de 12 anos.

 

Todos os filmes se encontram disponíveis na plataforma streaming e o filme Gesto está acompanhado de um dossiê pedagógico, da autoria da Professora Doutora Inês Gil. Deixamos aqui o link de acesso ao dossiê: https://pnc.gov.pt/18-gesto