
No passado dia 26 de junho, quinta-feira, realizou-se uma sessão de cinema para professores, gratuita, no ICA, com a projeção do filme O Palácio de Cidadãos, de Rui Pires.
Ao longo de um processo demorado, Rui Pires documentou o trabalho dos deputados no Parlamento. O resultado é este documentário, que acompanha os debates e votações (sobretudo sobre a Lei de Bases da Habitação) ao longo desse período, numa reflexão sobre a importância da participação cívica e do poder popular.
O foco da narrativa é “o papel que desempenham os deputados e de que forma é que desempenham esse trabalho”, sublinhando que “o filme acaba por mostrar uma realidade que é absolutamente desconhecida da grande maioria das pessoas”. Rui Pires defendeu que a obra revela "como o trabalho dos deputados consiste em responder aos anseios legítimos da população e garantir que as decisões têm impacto na vida das pessoas".

Trata-se de uma Coprodução entre a Monomito Argumentistas e a Terratreme Filmes. O filme "O Palácio de Cidadãos" conquistou o prémio de melhor filme na edição de 2024 do Doclisboa.
O realizador Rui Pires disponibilizou-se gentilmente a estar na sessão, no final da projeção, para uma conversa breve com os professores, que se mostraram muito participativos no diálogo sobre um filme urgente no atual contexto sociopolítico nacional e internacional.
A sessão teve lugar no Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em Lisboa.