O filme biográfico (Biopic ou biographical picture, em língua inglesa) tem por objetivo evocar a vida de uma personagem célebre ou exemplar, cuja existência é atestada pela história ou pela atualidade. Pode ser considerado um subgénero do filme histórico. O seu protótipo é A Rainha Isabel (Queen Elisabeth, de Henri Desfontaines e Louis Mercanton), interpretado por Sarah Bernhardt em 1912, na tradição estética do Filme de Arte. Duas grandes personagens ilustram este género: Napoleão Bonaparte e Joana d'Arc, que deram lugar a numerosas representações biográficas, de Abel Gance, Carl Dreyer e Otto Preminger a Jacques Rivette e Luc Besson. (Aumont e Marie: 2009)
B
Biopic* - BIOGRÁFICO (filme)
Blockbuster
Obra de entretenimento - normalmente uma longa-metragem – reconhecida como muito popular e bem-sucedida financeiramente. O termo também se refere a qualquer produção de grande orçamento destinada ao estatuto de blockbuster, o qual, além das receitas financeiras, surge também frequentemente associado a mercados de massa com merchandising associado. (Hall: 2014 e Sone: 2004)
Banda Sonora
Conjunto de sons (música, diálogos, ruídos, efeitos) de um filme. Por vezes, utiliza-se o termo também para designar apenas o conjunto de músicas que integram o filme.